13/03/2006

Servidores públicos Lagoa Formosa vivem a expectativa da correção de seus salários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no mês passado o novo valor do salário mínimo. Em acordo com as entidades sindicais ficou estabelecido o valor de R$ 350 para vigorar a partir de 1º de abril, um mês antes da data prevista. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, este valor representa um crescimento real de 16,66% e, se descontado a inflação projetada para o período de 3,66%, o ganho real do trabalhador será de 13% no salário em relação ao ano passado, sendo este o maior aumento concedido desde 1995.

Com o reajuste de 16,66% no salário mínimo nacional, as correias devem apertar também para os prefeitos municipais, câmaras e demais autarquias públicas, onde o salário mínimo dos servidores municipais está abaixo dos R$350.00, teto mínimo estabelecido pelo governo federal.

No caso do município de Lagoa Formosa, que tem o seu menor salário hoje estabelecido em R$316,49 com o último reajuste concedido no mês de outubro de 2005, a administração municipal poderá aplicar um reajuste de pelo menos 10,59% para pelo menos equiparar o menor salário da prefeitura com o mínimo estabelecido pelo governo federal valendo já a partir do mês de abril, o que representaria uma correção de R$33,51 sobre o atual salário mínimo da prefeitura.

No entanto, se a administração municipal acompanhar o percentual de 16,66% oferecido pelo governo federal, passando este reajuste aos servidores municipais, o menor salário da prefeitura passaria dos atuais R$316,49 para aproximadamente R$369,00 o que representaria uma correção real no salário dos servidores próximo de R$52,70 o que representa para o trabalhador, a aquisição de oito pacotes de arroz com cinco quilos cada de primeira qualidade ou aproximadamente trinta litros de óleo de cozinha.

No entendimento do presidente da câmara Sgt. Adauto, a administração municipal teria que conceder aos servidores municipais, o mesmo percentual de 16,66% oferecido pelo governo federal ao salário mínimo, mantendo assim o ganho real adquirido pelo funcionalismo público municipal há muitos anos sobre o salário mínimo nacional.

O presidente da câmara informa ainda que até a presente data, a câmara municipal ainda não recebeu do executivo municipal o projeto de lei com a proposta de reajuste dos salários do funcionalismo público para 2006.