20/09/2005

Eletrificação Rural: Dúvidas levam vereadores a CEMIG em Patos de Minas.

Foi implantado no município de Lagoa Formosa em parceria com a CEMIG, governo federal e estadual em 2004 pelo então prefeito José Leal o “Projeto Luz para Todos”. A princípio foram encaminhados a CEMIG conforme solicitado, para execução das obras ainda em 2004, uma remessa inicial de 60 nomes de pequenos produtores que se encaixavam nas normas do referido programa.

Findou o ano de 2004 e mesmo todos os projetos estando pronta e a obra licitada, nenhuma propriedade foi ligada, mesmo com o compromisso de que todos os 60 consumidores seriam ligados no ano em referência. No entanto, segundo os vereadores Nelinho, Baltazar Martins (ZÁ), João de Deus (Deusinho) e Sgt. Adauto estão sendo cobrados e pressionados constantemente, na busca de soluções em relação ao atraso nas ligações dos contemplados, bem como sobre os boatos que estão sendo espalhados na zona rural do município de que este projeto fora cancelado.

Diante destas cobranças e boatos, os vereadores Sgt. Adauto e Nelinho decidiram procurar para uma reunião nesta segunda feira dia 20/09 os diretores da CEMIG, Sinésio Godinho e Luigi, com a finalidade de buscar os verdadeiros esclarecimentos a cerca do projeto Luz Para Todos na zona rural de Lagoa Formosa.

Segundo os diretores da CEMIG, o atraso das obras no ano passado, foi em razão do grande número de municípios, aproximadamente 723 em Minas Gerais, que foram contemplados com o projeto, e em face disso, as fábricas de cabos, postes e acessórios não conseguiam produzir para cobrir a contento a demanda criada, e foram categóricos ao afirmar que o projeto continua em andamento inclusive com algumas ligações já sendo realizadas, o que irá ocorrer com maior intensidade neste final de ano, garantiram ainda, que todos os 60 consumidores deverão ser ligados nos próximos dias, e que, se há alguém espalhando esse tipo de informação, ela não é verdadeira.

Na oportunidade os diretores da CEMIG, que atenderam prontamente os vereadores, informaram que nenhum nome da lista de 2004 será trocado ou excluído e repassaram aos vereadores as listas contendo todos os consumidores cadastrados no município de Lagoa Formosa.