17/12/2016

Vereadores de Lagoa Formosa criam emenda para projeto do Executivo referente ao IPTU, oposição abandona o plenário

Ainda faltam duas votações, mas o projeto certamente será aprovado, depois ele segue para aprovação ou não do prefeito

Ronaldo Mundim(Bola) deixou claro para os parlamentares que em nenhum momento desrespeitou os seus companheiros de trabalho.

Aconteceu na noite de terça feira (13) na Câmara Municipal de Lagoa Formosa uma reunião pra lá de polêmica. A pauta da reunião, o projeto de lei número 1319/2016, que aprova a planta de valores de terrenos e a tabela de avaliação de edificações, fixa datas de vencimento de tributos e taxas diversas e dá outras providências.

Entenda o caso: neste projeto, foi pedido em duas reuniões consecutivas, pelo vereador Osmano Galdino, vistas (O pedido de vista serve para o interessado examinar melhor o processo antes de votar). E nesta reunião para que fosse tiradas todas as dúvidas, o presidente Ronaldo Mundim(bola),passou a palavra ao vereador Osmano Galdino para se pronunciar a respeito do PL 1319/2016 o qual estava sob vistas, após tecer comentários o vereador solicitou que queria reunir-se com a bancada PMDB/PSDB, o presidente como de praxe atendeu a solicitação, suspendendo a reunião (concedendo 10 minutos) Só que a reunião se estendeu além dos dez (10) minutos, tendo uma duração de quase uma hora. Isso revoltou os parlamentares da oposição.

Quando todos os vereadores que estavam reunidos na sala de comissões retornaram, a reação foi imediata. O líder do Democrata, vereador Rodrigo (Pexe) fez o uso da palavra. O parlamentar informou ao presidente da mesa diretora Ronaldo Mundim (Bola) que a bancada do DEMOCRATAS iria deixar a reunião, alegando que houve desrespeito por parte dos colegas da oposição,e que inclusive o parlamentar Tino Coronha, já havia ido embora, manifestando com sua ausência o seu descontentamento com o ocorrido.

Logo em seguida quem fez uso da palavra foi o vereador Nelinho também DEMOCRATAS, afirmando que vem acontecendo por parte do presidente, falta de respeito para com os vereadores da oposição, esse comportamento vem acontecendo exatamente após as eleições, analisou o vereador. Nelinho afirmou ainda que freqüentemente as reuniões não estão começando nos seus horários estabelecidos (19 e 30 minutos), sempre com atraso, e que a suspensão da reunião, que foi pedido pelo presidente para melhor entendimento sobre detalhes do projeto que estava sendo apreciado, embora seja algo absolutamente normal, nesta de terça feira, ultrapassou e muito o limite estabelecido pelo presidente, e por isso todos os vereadores iriam deixar a assembléia, e foi exatamente isso que aconteceu

Nelinho solicitou que conste em ata suas observações. O presidente pediu ao vereador que se faça por escrito para que não haja nenhuma contradição. O vereador disse que esta gravada é só copiar ou então do jeito que o presidente quiser. Mas o chefe da casa de leis, lembrou para o parlamentar, que na verdade não faria do jeito dele, o presidente. Mas sim, conforme consta no regimento interno da casa. Ronaldo Mundim(Bola) acrescentou ainda que em nenhum momento desrespeitou os seus companheiros de trabalho.

Mesmo com a ausência dos quatro (4) parlamentares do Democratas, a reunião teve o seu prosseguimento normal, mesmo porque, ainda assim, havia número regimental. E o projeto de lei número 1319/2016 foi aprovado em primeira votação e ainda sofreu uma alteração, ou seja, teve uma emenda (Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo). O projeto do executivo concedia um desconto de 10% para quem pagasse a vista para o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, só que com a emenda, o desconto para quem pagar a vista, será agora de 20%. Ainda faltam duas votações, mas o projeto certamente será aprovado, depois ele segue para o chefe do executivo. Resta saber agora, se o prefeito irá sancionar.