01/04/2016

Apenas um vereador de Lagoa Formosa troca de partido em janela promulgada pelo congresso

Dos 11 vereadores da Câmara Municipal de Lagoa Formosa, apenas um aproveitou a janela de troca partidária que terminou no dia 18 de março para se desfilar do partido de origem. Ernani Machado dos Reis “Pai Véio”, deixou o PHS para ingressar no DEM. “Pai Véio” depois que pediu desfiliação do partido, quase que imediatamente já filiou em outra legenda, o DEMOCRATAS.
Segundo ele, a mudança ocorreu, sobretudo, pelo fato que o Partido Humanista da Solidariedade está com a comissão provisória não vigente e não houve manifestação em regularizar tal situação, pois na visão de Ernani Machado dos Reis “Pai Véio”, ficar sem partido, uma vez que é parlamentar, não é condizente. E segundo informações de pessoas que eram ligadas ao partido, certamente ele será extinto, é por estas e outras que “Pai Veio” decidiu deixar a legenda.

A janela utilizada pelo Parlamentar foi propiciada pela promulgação de uma emenda constitucional por parte do Congresso Nacional, no dia 18 de fevereiro, que deu 30 dias para que qualquer político com mandato no País deixasse as siglas sem risco de contestação.

Na reunião dos vereadores de Lagoa Formosa que aconteceu na Terça – feira dia 29 no plenário Juquinha Souto, Ernani Machado dos Reis “Pai Véio, já legislou como membro do Democratas. A Câmara de Lagoa Formosa agora ficou assim definida quanto a representantes dos partidos: cinco do PMDB – quatro DEMOCRATAS – e dois PSDB.
Outra informação interessante: As pessoas que pretendem disputar um dos cargos eletivos nas eleições municipais deste ano têm até o próximo sábado, dia 2 de abril para se filiar ao partido político pelo qual irá concorrer. O prazo é de seis meses antes do pleito.