29/01/2016

Agentes de Saúde tem reclamado da falta de empenho de parte da população no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Lagoa Formosa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, intensificam as ações de combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya, nos bairros considerados de alta complexidade, ou seja, estão mais propensos à existência de focos do mosquito. Durante esta semana, estão sendo desenvolvidas atividades em bairros como Novo Horizonte, Nossa Senhora do Rosário, Bela Vista, Ginásio, e no Centro que é uma região onde tem se registrado uma grande incidência do mosquito.

A operação desenvolvida pelos Agentes tem ocorrido durante toda a semana, nos turnos manhã e tarde. Durante as abordagens, são analisados os possíveis focos depois de proliferação do mosquito, realizadas aplicação de larvicidas pelos agentes e repassados os cuidados a serem tomados pelo proprietário da residência. A SMS está desenvolvendo, ainda, a formação de brigadas contra a dengue nos postos de saúde, capacitando os profissionais dessas unidades para tornarem-se multiplicadores e repassarem as orientações aos usuários que procuram por atendimento. Paralelamente a estas ações, estão ocorrendo visitas às residências mais propensas à existência de focos do mosquito, devido a plantas aquáticas, potes e recipientes que acumulam água, pneus velhos, vasilhame de água de animais, cisternas e caixa d’água sem a devida vedação, entre outros pontos.

O repórter do Lagoa Formosa Acontece teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos dos agentes de saúde, e realmente ficou constatado que para a Secretária de Saúde de Lagoa Formosa conseguir ter controle pelo menos satisfatório do Aedes aegypti, muita coisa terá que mudar. Veja bem que em uma residência no Bairro Cidade Nova, onde inclusive uma pessoa foi diagnosticado com Dengue e constatado que tem o mosquito Aedes aegypti, os agentes não puderam entrar, a casa estava fechada.

Para a Coordenadora de epidemiologia, Gabriela Caetano, é nescessário o empenho da população, ”Todos precisam fazer sua parte! A Dengue mata. E não podemos esquecer que o mosquito também pode causar mais duas doenças; a febre Chikungunya e vírus Zyca. E ela não escolhe as vítimas. Mantenha sempre as caixas d’água limpas e fechadas, não deixe água acumulada, mantenha reservatórios de água fechados, troque a água nos vasos de plantas por terra, guarde as garrafas sempre de cabeça para baixo, não deixe pneus e outros entulhos que possam acumular água expostos ao tempo e embale sempre o lixo, deixando as lixeiras sempre fechadas, não jogue o lixo em terrenos baldios, e receba os agentes de saúde”. Reforçou e finalizou Gabriela.