09/12/2015

Viviana a rainha do pijama, porém tinha muitas dúvidas e ficava a pensar “Que pijama os animais usam quando vão dormir?”

Encerramento do 1º ano da Professora Dona Bel Fernandes apresentou o projeto, Viviana a rainha do pijama

A literatura deve ser um suporte pedagógico de muitas portas e janelas, e claro, lúdicas o maior tempo possível! Participar de práticas reais de leitura e escrita e de situações que convidam a criança a pensar, festejar, avaliar, é um sinal valioso para a missão de um educador. E foi com o livro Viviana a rainha do pijama que a professora Bel Fernandes se propôs a trazer para escola a diversidade que o livro apresenta. Mais que apenas uma história, esse conto faz refletir sobre temas atuais como integração, amizade, coragem, otimismo, e a força de vontade para alcançar o sucesso.

Viviana a rainha do pijama, uma menina que tinha um lindo pijama, porém tinha muitas dúvidas e ficava a pensar “Que pijama os animais usam quando vão dormir?” Então, para descobrir ela resolveu fazer uma festa do pijama convidando todos os animais da floresta e esses deveriam usar seus pijamas, pois o pijama mais animal ganharia um prêmio. E o vencedor do concurso do pijama foi a própria Viviana, pois o pijama dela reunia características de todos os animais da floresta.

Durante este ano de 2015, como professora e amiga dos seus alunos, a professora Bel Fernandes viveu intensamente junto com seus pupilos um tempo que certamente não irá retornar, mas que ficará na lembrança de todos. A educadora é muito dedicada e realmente ama o que faz. Veja bem que foram criados e apresentados neste ano, somente por ela, 3 projetos. A Joaninha diferente, Soldadinho de Chumbo, e este último, Viviana a rainha do pijama, “Com as promoções as crianças despertaram para a leitura, ficaram mais atentas nas explicações na sala de aula, com mais vontade de ir pra escola, mais facilidade para aprender, rimos, brincamos, aprendemos, ensinamos, trocamos ideias, nos divertimos, outras vezes houve choro de alguns, insatisfação em certos momentos dos pais ou da professora, mas sobrevivemos. Outra coisa extremamente importante, os pais tiveram uma participação efetiva durante todo ano e isso colaborou ainda mais para a conclusão dos projetos da escola e o desenvolvimento das crianças, foi maravilhoso!” comentou a professora.

“Agora é tempo de despedidas! sentirei muita falta dos meus pimpolhos, recordarei com carinho de cada façanha, as primeiras palavras, as primeiras frases, as cartinhas, as apresentações, as festas, enfim tudo o que realizamos juntos. Mas, o consolo é que estarei por perto e quando a saudade for muito grande certamente darei uma escapadinha para vê-los, nem que seja só de longe, pois vocês crianças, já fazem parte de minha história, da minha vida e são muito especiais, cada um com seu jeitinho, aos pais fica o meu agradecimento pela parceria pela confiança e pelo carinho, é notável a dedicação e o esforço que fazem para ver o bem de seus filhos”. Encerrou a educadora Bel Fernandes.