27/11/2015

A reforma se deve ao problema de infiltração apresentado ao longo de meses, que vem danificando livros e comprometendo a infraestrutura da Casa

Biblioteca Municipal Machado de Assis funcionará em novo local

A Secretaria de Cultura, juntamente com a Comissão de Patrimônio Histórico do município, iniciou na última semana a reforma da Biblioteca Municipal Machado de Assis, localizada na Orla da Lagoa. A reforma geral se deve ao problema de infiltração apresentado ao longo de meses, que vem danificando livros e comprometendo a infraestrutura da Casa da Cultura. A Biblioteca Municipal passa a funcionar na Rua Osvaldo Avelar nº 182, no Bairro Novo Horizonte, junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Há 15 anos inaugurava-se a Casa da Cultura em Lagoa Formosa. A obra foi um grande feito cultural para o município, principalmente para os estudantes, professores e amantes da leitura, que utilizaram do acervo de cerca 10 mil livros da Biblioteca Municipal para pesquisa e estudo. Ao longo dos anos, a Biblioteca Municipal foi adquirindo um grande acervo de livros, revistas e jornais. Computadores foram instalados para auxiliar os alunos em pesquisas na internet, mas o local tem se tornado inapropriado para o estudo dos alunos e para a conservação dos livros.

Segundo o Secretário de Cultura, Júnio Vinhal, além das instalações apresentarem problemas de infiltração, o ambiente está cada vez mais quente e barulhento, por isso a intenção é mudar o local da biblioteca. “Ainda não é definitivo, mas provavelmente a biblioteca funcionará nas instalações da Secretaria de Meio Ambiente, os livros já estão sendo levados para lá enquanto resolvemos toda a situação. A Vigilância Sanitária, que funciona no local, também será transferida para a Clínica de Fisioterapia, para dar lugar a Biblioteca”, comenta.

O secretário conta ainda que a ideia a longo prazo é transformar a Casa da Cultura em um Museu do município, aproveitando o auditório disponível para exposições e apresentações artísticas. “Como a Prefeitura Municipal conta com muitos bens inventariados (dentre eles estatuetas, fotografias, objetos etc) a intenção é criar um espaço onde possa armazenar esse acervo e as doações de coisas antigas da população”, conta.

A bibliotecária, Célia Rosa Rodrigues, apoia a transferência da biblioteca e conta que o ambiente do novo local é ideal para a prática do estudo por ser “amplo, fresco e agradável”. Ela comenta que assim que o acervo estiver organizado, o empréstimo dos livros voltará normalmente.
Agora, a Biblioteca Municipal passa a funcionar na Rua Osvaldo Avelar nº 182, no Bairro Novo Horizonte.

TEXTO: KAROL MARTINS