11/11/2015

Dia 04 de novembro, a ETE 1(Estação de Tratamento de esgoto) entrou em operação, em caráter de teste

A administração Municipal de Lagoa Formosa sempre preocupada em oferecer qualidade de vida à população Lagoense, não tem medido esforços com o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos seus recursos naturais. Aliado à visão dos cuidados com o meio ambiente, o SAAE juntamente com a Prefeitura Municipal tem trabalhado para a preservação dos recursos hídricos de Lagoa formosa. E desde 2012, em cumprimento ao TAC- Termo de Ajuste de Conduta, assinado com o Ministério Público, o Município buscou recursos para a construção do sistema de tratamento de esgoto sanitário de Lagoa Formosa.

Foram construídas 04 ETE’s – Estação de Tratamento de Esgoto, sendo três para atender a sede do Município, e uma para atender o Distrito de Monjolinho de Minas. Com as obras já concluídas em 2014, a ETE 1, localizada à margem do Córrego Babilônia, aguardava desde 2012, a ligação de energia elétrica para iniciar o tratamento do esgoto. A Diretora Superintendente do SAAE, Júnia Cássia, esclareceu que a demora na conclusão das obras de instalação elétrica ocorreram devido à burocracia nos tramites entre o DNIT e a CEMIG, uma vez que para o fornecimento de energia elétrica era necessário atravessar cabos elétricos sobre a BR354, sendo então necessária a assinatura de um contrato entre o DNIT e a CEMIG. Finalmente, após quase 3 anos de espera, a obra foi concluída no último dia 29 de outubro. Com isso, no dia 04 de novembro, a ETE 1 entrou em operação, em caráter de teste.

Júnia Cássia ressaltou a importância desta obra para o Município de Lagoa Formosa, que passa a tratar 100% do esgoto sanitário. Lembrou ainda que nesta fase de crise hídrica o tratamento dos esgotos é fundamental para a manutenção da qualidade da água em nossos rios e córregos, diminuindo o impacto ambiental e colaborando para a restauração do ecossistemas . Um dos benefícios, por exemplo, é a reprodução e sobrevivência de peixes nestes cursos d’água. O cumprimento do TAC está determinado para que todas as estações estejam funcionando com eficiência de tratamento do esgoto até dia 30 de dezembro de 2015