18/07/2008

ELEIÇÕES 2008 - Por uma campanha limpa! Quem vai sujar mais a sua cidade?

Dias atrás ao fazer uma pesquisa na Internet, deparei com uma matéria que achei interessante e oportuna para o momento em que estamos prestes a viver em Lagoa Formosa. O texto que li foi escrito pelo Deputado Estadual Cesar Souza Junior de Santa Catarina.

Em suas rápidas palavras, o deputado fala sobre as vésperas das eleições municipais e que o cidadão comum, já espera por uma nem sempre desejável propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, pelas promessas infindáveis, pelos militantes pagos segurando tediosamente bandeiras nas ruas, em comitês, canteiros da cidade, pela sujeira visual das placas, por "santinhos" espalhados nas ruas, pela poluição sonora de estridentes carros de som, que nem sempre tem o mínimo de respeito para com a população.

Em seu artigo o deputado alerta ainda, que na maioria das cidades, principalmente nas menores e mais pobres, o que em Lagoa Formosa não é diferente - e eu completo – centenas de cidadãos ficam aguardando a época das eleições, pois já sabem que virão por parte dos grupos políticos mais abastados da cidade, as constantes ofertas de dinheiro, cestas básicas, consultas médicas, receitas, carradas de terra, cimento, tijolos, antenas, aparelhos de som, celulares, pagamento de contas de água, luz e até pequenas obras em troca do voto. Esse é o cenário das eleições que sempre repete. E é nas eleições que nasce a corrupção futura.

É nas eleições que deságua o produto da corrupção passada. Conclamo os cidadãos e cidadãs de bem, que nestas eleições lutemos por campanha limpa em nossa cidade.

No entanto, aos abusos que ora sejam cometidos, cabe a fiscalização da Justiça e ao cidadão, a denúncia. Segundo ainda Cesar Souza, ele acredita que é possível aos atores da eleição iniciar uma mudança nesse quadro. Portanto, diante do exposto, a proposta mais democrática para o momento de transição em vivemos, é que os candidatos que se apresentarem ás eleições de Lagoa Formosa e outras cidades, celebrem um acordo de damas e cavalheiros abrindo mão de prerrogativas da legislação com vistas a promover eleições mais limpas, transparentes e baratas. Tal fato já começa a ganhar corpo na cidade de São Paulo e Santa Catarina, necessário se faz, sobretudo, em Lagoa Formosa, por exemplo, estas soluções.

1. Que os candidatos a prefeito e vereador não utilizem placas eleitorais e pinturas de muros, que só sujam a cidade, encarecem as campanhas e não ganha nenhum voto com isso;

2. Que os candidatos não utilizem carros de som nas ruas, por que não a visita pessoal ao eleitor? O bate papo? Isso contribuiria para a diminuição da poluição sonora.

3. Que os candidatos não promovam bandeiraços sobre casas, canteiros e jardins públicos. Isso além de tornar a cidade mais feia, parece desordeira. Com esta medida reduz-se igualmente o impacto econômico nas eleições.

4. Que os candidatos não promovam carreatas estrondosas, muitas vezes até com carros contratados somente pára fazer volume, bem como a panfletagem desordenada causando imundice e sujeira pelas ruas da cidade. Com isso onera o trabalho de limpeza pública.

Aproveitando o ensejo da leitura do texto do deputado, aproveito para dizer mais; A redemocratização política do país, fez com que as campanhas no Brasil atingissem elevado grau de disputa. Porém o que se propõe com estas poucas linhas, não é a inibição expressa dos candidatos, mas sim, corrigir abusos, aumentar o grau de civilidade e respeito ao cidadão, manter uma aproximação maior entre eleitor e candidato a partir de visitas domiciliares e acima de tudo, diminuir o impacto de campanhas ordinárias e milionárias que são o germe da corrupção, o grande mal da nossa cidade e do país.

Com menos instrumentos invasivos aumenta a importância das propostas e do contato pessoal com o eleitor, enfim, cresce a participação. Com menos sujeira, a cidade, o povo e o meio ambiente agradece. Precisamos de mais debates frente a frente e menos peso do dinheiro. Será quem vai sujar menos a sua cidade?

As idéias estão lançadas e podem ser avaliadas, aperfeiçoadas e acordada oficialmente entre os partidos. A campanha pode ser mais aberta, barata, limpa e civilizada, cabe aos participantes a grandeza de, em conjunto, caminhar nesta direção.

Câmara Municipal de Lagoa Formosa – Mesa Diretora 2007/2008 – Diálogo, Seriedade, Transparência e Trabalho em prol dos lagoenses.

Cidadão lagoense! A Câmara municipal de Lagoa Formosa é a sua legítima casa, por isso aqui tem sempre uma cadeira pra você. Em 2008 exerça seus direitos, esteja sempre presente na câmara municipal. Todas as reuniões ordinárias têm início sempre às 19h30min, com exceção das reuniões extraordinárias que poderão ser convocadas para horários diferentes. Próxima reunião ordinária será dia 05/08/2008. Podendo a qualquer tempo ter reunião extra. O atendimento ao público está disponível de 08h00min as 17h00min de segunda à sexta feira. Acompanhe as reuniões também pela INTERNET no endereço www.camaralagoa.mg.gov.br

Para críticas, sugestões, reclamações e se inscrever para participar da Tribuna Livre, entrem em contato pelos e-mails: contato@camaralagoa.mg.gov.br e vigol@camaralagoa.mg.gov.br

[t]Vilmar Gonçalves – DRTMG 2.080/89/[/t] .