19/06/2008

TSE cancela mais de 200 mil títulos eleitorais em Minas Gerais e Lagoa Formosa teve 1.612 títulos cancelados

Minas Gerais é o Estado que teve o segundo maior número de títulos eleitorais cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral: foram 211.550 documentos de um total de 1.011.218 eleitores de 174 municípios que passaram por revisão eleitoral determinada pelo TSE, de 5 de novembro a 4 de dezembro de 2007. Os números finais da revisão em todo o País foram divulgados pelo TRE, hoje, 13 de junho.

Em todo o Brasil, 1.866.020 eleitores de 1.128 municípios perderam seus títulos por não terem comprovado o vínculo com o município onde votam. O Estado com o maior número de cancelamentos foi a Bahia, com 677.790. O Paraná é o terceiro da lista com 128.948 exclusões. Só não houve revisão no Amapá, em Roraima e no Distrito Federal.

A revisão eleitoral é prevista pelo artigo 92 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) e é adotado sempre que o número de eleitores for superior a 80% da população, o total de transferência de títulos do ano em curso superar em pelo menos 10% o ano anterior e o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somados também os maiores de 70 anos. Os três requisitos devem ser cumpridos simultaneamente.

O objetivo da revisão é regularizar o cadastro eleitoral. Visa a sanar irregularidades no cadastro e evitar fraudes eleitorais, em virtude das transferências irregulares de eleitores para um município com o qual não possuem qualquer vínculo previsto em lei. Além disso, o procedimento também tem por finalidade corrigir outras irregularidades como a exclusão de eleitores já falecidos e que ainda estão cadastrados como eleitores no município.

Quem teve o título cancelado, não terá mais tempo para solicitar nova inscrição eleitoral e votar em outubro deste ano. O cadastro só será reaberto em novembro.

Para saber se está com a situação regular perante a Justiça Eleitoral, o eleitor pode acessar o site http://www.tre-mg.gov.br/EleitorWEB/index.jsp ou ligar para o Disque-Eleitor 3291-0004 ou 148 (nas localidades com cobertura da operadora 31).

Eleitorado apto

O TSE divulga em julho o cadastro com o número de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 5 de outubro. Apesar de o prazo para o alistamento e pedido de transferência de domicílio eleitoral ter encerrado em 7 de maio, os dados passam por várias rotinas e, de acordo com o Provimento 3/2008 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, o encerramento do processamento do cadastro será em 27 de junho e a conclusão da auditoria das bases de dados ocorre em 9 de julho. Só depois desta data será divulgado o número oficial de eleitores que, atualmente, totaliza 130.013.937 brasileiros.

Em Lagoa Formosa dos 13 mil 443 eleitores que votaram nas eleições de 2004, 11 mil 831 eleitores estão aptos a votar nestas eleições e, 1 mil 612 tiveram seus títulos cancelados, se persistirem estes dados até a presente data. Fonte:ALMG-CEAC, TRE-MG.

Câmara Municipal de Lagoa Formosa – Mesa Diretora 2007/2008 – Diálogo, Seriedade, Transparência e Trabalho em prol dos lagoenses.

Cidadão lagoense! A Câmara municipal de Lagoa Formosa é a sua legítima casa, por isso aqui tem sempre uma cadeira pra você. Em 2008 exerça seus direitos, esteja sempre presente na câmara municipal. Todas as reuniões ordinárias têm início sempre às 19h30min, com exceção das reuniões extraordinárias que poderão ser convocadas para horários diferentes. Próxima reunião ordinária será dia 05/08/2008. Podendo a qualquer tempo ter reunião extra. O atendimento ao público está disponível de 08h00min as 17h00min de segunda à sexta feira. Acompanhe as reuniões também pela INTERNET no endereço www.camaralagoa.mg.gov.br

Para críticas, sugestões, reclamações e se inscrever para participar da Tribuna Livre, entrem em contato pelos e-mails: contato@camaralagoa.mg.gov.br e vigol@camaralagoa.mg.gov.br

Assessoria de Imprensa da Câmara: Vilmar Gonçalves DRT-MG-2.080/89