09/11/2007

Vereadores voltam a se reunir ordinariamente na próxima terça feira e várias Moções de Aplauso serão entregues.

Está na pauta desta reunião ordinária que será realizada dia 13/011, sob a presidência do vereador e presidente da casa, Geraldo Célio (Nelinho), o Projeto de Lei Nº. 943/07 QUE ESTABELECE O PROGRAMA ANUAL DE TRABALHO, ORÇA A RECEITA E FIXA AS DESPESAS PARA O EXERCÍCIO DE 2008. É por meio deste projeto que a câmara municipal juntamente com a comunidade discute a melhor forma que o prefeito poderá gastar o dinheiro do município no próximo ano.

A câmara municipal é quem aprova como e quanto em cada setor, à prefeitura gastará em cada ano. A lei prevê que os vereadores poderão fazer emendas e aprovarão o orçamento após conhecer a opinião do prefeito sobre o assunto e, ainda, prevê que este processo pode ser acompanhado por qualquer cidadão do município, entidades e inclusive dar opiniões sobre a melhor maneira de o prefeito aplicar o dinheiro do município e em que.

No orçamento municipal para 2008, está previsto uma arrecadação de 15 milhões e 362 mil reais que serão distribuídos em vários programas e projetos elaborados pela administração municipal e 522 mil reais serão destinados às despesas de manutenção do legislativo municipal.

O processo de análise, discussão e votação da Lei Orçamentária do município pelos vereadores, é uma boa hora para se saber a quantas andam as contas da prefeitura, para se sugerir que se destinem verbas para determinadas obras ou programas e para impedir que se destinem verbas para obras ou programas inúteis. O presidente da câmara, Nelinho, faz questão que a população compareça às reuniões da câmara, acompanhem as discussões e votações, e principalmente neste momento de votação do orçamento municipal, a população deve participar do processo de discussão orçamentária.

Também foi encaminhado pela administração à câmara municipal e distribuído aos vereadores, o Projeto de Lei nº. 944/2007 QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A SUBVENCIONAR AS ENTIDADES QUE MENCIONA MO EXERCÍCIO DE 2008. São 67 mil reais do orçamento municipal destinado a 28 entidades do município, dentre elas, APAE, SANTA CRUZ ESPORTE CLUBE, CASA DE REPOUSO, DISPENSÁRIO DA SSVP, CRECHE CINDERELA, CRECHE N.S. APARECIDA, ASSOCIAÇÕES E CONSELHOS COMUNITÁRIOS RURAIS E ORDEM FRANCISCANA.

Todas as propostas contidas no orçamento serão analisadas pelos vereadores, e, se entenderem que são necessários alguns valores poderá ser alterado. O Presidente da câmara Geraldo deverá convocar para a próxima semana uma reunião com os presidentes de conselhos, associações e entidades assistenciais para discutir na prática, o orçamento do município antes de colocá-lo em votação.

Da mesma forma que aprendemos a escovar os dentes para não ter cárie, devemos aprender a tomar conta do município para que ele e a qualidade de vida de seus habitantes não piorem. Temos que saber indicar o que deve ser feito no município. Temos que aprender a fiscalizar o que está sendo realizado com o dinheiro dos nossos impostos. Cada cidadão deve entender o orçamento do município da mesma forma que entende do orçamento de sua própria casa.

Também nesta mesma reunião, logo na primeira parte, está pautado um momento especial para entrega de Moções de Aplausos concedida pelos vereadores, a várias pessoas que se destacaram em determinadas ação ou atividades no município, bem como órgãos e entidades escolares.

Câmara Municipal de Lagoa Formosa – Mesa Diretora 2007/2008 – Diálogo, Seriedade, Transparência e Trabalho em prol dos lagoenses.

A Câmara municipal de Lagoa Formosa, é a casa legitima do cidadão lagoense, nela estão os representantes do povo. Por isso, você cidadão é convidado para estar presente nesta casa de leis em todas as reuniões, que tem início sempre em seu horário regimental às 19h30min, com exceção das reuniões extraordinárias que poderão ser convocadas para horários diferentes. As próximas reuniões ordinárias serão nos dias, 13/11, 27/11/2007, e 11/12/2007. Acompanhe também pela INTERNET no endereço www.camaralagoa.mg.gov.br
Assessoria de Imprensa da Câmara: Vilmar Gonçalves DRT-MG-2.080/89.