27/08/2007

Serra diz que o importante é que estará junto com Aécio Neves em 2010

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), gostou das recentes declarações do governador de Minas Gerais, o também tucano Aécio Neves, sobre a possibilidade de lançamento de sua candidatura à presidência da República em 2010.

Serra e Aécio aparecem como os principais candidatos à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que termina o segundo mandato e portanto não poderá concorrer.

"Não li a entrevista. Mas estamos de acordo sobre o essencial, de que vamos ambos estar juntos em 2010, no mesmo partido”, disse Serra nesta segunda-feira (27), na cerimônia de lançamento de um selo contra o consumo de cigarro nas empresas.

Na edição desta segunda da "Folha de S.Paulo", Aécio negou qualquer disputa com o paulista. "Não vislumbro um cenário político no Brasil onde Serra e eu estaremos em lados opostos. Estaremos juntos nas próximas eleições", disse o governador mineiro.

O governador José Serra afirmou que ainda não é hora de falar em candidatura. “Não, não. É muito cedo. Fui eleito para governar São Paulo e não para ser candidato a outra coisa. Vamos com calma, ainda falta muito tempo”, disse. Serra riu ao ser questionado sobre o jeito mineiro de Aécio Neves. "Ele é mineiro, você queria que ele tivesse jeito de paulista? Eu sou paulista e tenho jeito de paulista", brincou.

Crise na saúde.
Serra voltou a criticar o suposto uso de verbas do Ministério da Saúde para pagamento do Bolsa Família federal. Ele ainda cobrou a regulamentação da emenda constitucional 29, aprovada em 2000, que obrigaria a União a aplicar recursos fixos na Saúde. Estados e municípios já são obrigados a a aplicar, respectivamente, 12% e 15% no setor.

"O pano de fundo dessa crise que aparece no Nordeste é a insuficiência de recursos na esfera federal pelo não cumprimento da emenda constitucional que o Congresso Nacional aprovou há alguns anos".
Roney Domingos-G1