16/08/2007

DEPOIS DE MUITO PREJUIZO E TRANSTORNO, DNIT DECIDE ANTECIPAR OBRAS NA BR-354

O DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura, Órgão executor do Ministério dos Transportes, é responsável por desempenhar as funções relativas à construção, manutenção e operação da infra-estrutura do Sistema Federal de Viação sob a administração direta da União.

Tão logo assumiu a pasta, o novo Diretor do órgão Dr. Mauro Barbosa da Silva, que tem ramificações de parentescos em Lagoa Formosa, disse: – O DNIT é, por definição, um órgão executor de uma política elaborada pelo Ministério dos Transportes. Em minha gestão, a prioridade será colocar as máquinas na pista – garantiu Barbosa.

Alfredo Nascimento, Ministro dos Transportes e Dr. Mauro garantiram na última terça feira (14/08) que será antecipado para o dia 24 de agosto, o início das obras de recuperação do trecho da Rodovia do Milho, BR-354, na região do Alto Paranaíba, rodovia que foi interditada há mais de dez dias pela Justiça Federal e vem causando transtornos aos moradores de toda a região. Segundo o diretor, neste primeiro momento será feito obras de recuperação nos trechos mais leves e capeamento total nos trechos com maiores danos. A abertura oficial da licitação, processo 158/2007, que já vem arrastando desde maio deste ano estava prevista para o dia 10 de setembro, fora os prazos legais para início das obras.

A decisão de antecipar as obras foi em razão da pressão por parte de prefeitos e deputados representantes da região face aos prejuízos e transtornos que a interdição vem causando e a proximidade com o período das chuvas. Dr. Mauro Barbosa garantiu também, que o DENIT já está providenciando um projeto de recuperação definitiva e total da BR-354, que deverá ter início tão logo termine o período chuvoso, atendendo as exigências do tráfego atual na rodovia que foi construída há mais de 40 anos, quando somente trafegavam veículos com peso de até 18 toneladas, enquanto hoje, trafegam caminhões com peso superior a 60 toneladas.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Mauro Barbosa, rebateu recentemente críticas feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de que parte das obras da operação tapa-buraco vem sendo feita sem licitação. "A lei nos permite a dispensa de licitação", disse.
Mauro Barbosa destacou ainda: "Nós temos responsabilidade social com a malha rodoviária federal. Essa responsabilidade de operar 50 mil quilômetros de rodovias nos leva a tomada de decisão das obras emergenciais". Neste caso pode ser incluída também a BR-354, que se não for emergencial, como diziam os antigos, “BENZA A DEUS”!

Enquanto as obras não começam, a BR-354 continua interditada, e os moradores de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e demais cidades adjacentes que dependem da BR, usam o jeitinho brasileiro, procurando um desvio aqui e outro ali, segundo os policiais que trabalham na barreira, não há como coibir o uso dos desvios.

No entanto, a Procuradora da Federal em Patos de Minas, disse em entrevista à TVs da região que irá investigar, porque a determinação não está sendo cumprida. Ao que se entende é não é permitido nem uso de desvios, uma vez que as pessoas que possui residências ou propriedades devidamente comprovadas às margens da BR, têm livre acesso.

Câmara Municipal de Lagoa Formosa – Mesa Diretora 2007/2008 – Diálogo, Seriedade, Transparência e Trabalho em prol dos lagoenses.

A Câmara municipal de Lagoa Formosa, é a casa legitima do cidadão lagoense, nela estão os representantes do povo. Por isso, você cidadão é convidado para estar presente nesta casa de leis em todas as reuniões, que tem início sempre em seu horário regimental às 19h30min, com exceção das reuniões extraordinárias que poderão ser convocadas para horários diferentes. As próximas reuniões ordinárias serão nos dias 21/08/2007 e 11,25/09/2007.

Acompanhe também pela INTERNET no endereço www.camaralagoa.mg.gov.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara: Vilmar Gonçalves DRTMG-2.080/89