18/06/2007

ENEM - PROVA É DE MÚLTIPLA ESCOLHA E TEM REDAÇÃO e MAIS... INTERNET POPULAR DA CÂMARA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL AOS INTESSADOS

Segundo divulgação do canal g1.globo.com, o teste conta com 63 questões sobre várias disciplinas. A redação e a parte objetiva valem cem pontos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 63 questões de múltipla escolha e uma redação. Cada prova vale cem pontos. O desempenho do estudante é avaliado conforme os seguintes conceitos: insuficiente a regular, que corresponde às notas entre 0 a 40; regular a bom, que corresponde às notas entre 40 a 70; e de bom a excelente, que corresponde às notas entre 70 a 100.

No teste é exigido do aluno domínio da língua portuguesa, de matemática e conhecimentos de história, geografia e ciências. O conteúdo do exame segue uma estrutura chamada pelo Inep de matriz de competências, na qual é pedido que o estudante seja capaz de construir e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

É preciso também relacionar informações de conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. O teste avalia ainda a capacidade de compreensão, interpretação e produção de textos envolvendo todas as disciplinas que compõem a atividade pedagógica da escola.
A prova será realizada no próximo dia 27, às 13h (horário de Brasília), em 800 municípios de todo o País.

Quem fez inscrição pela Internet ou nos Correios receberá o documento em casa. Os que se inscreveram no local onde estudam devem pegar o cartão na secretaria da instituição.

A partir de amanhã, os interessados poderão também consultar seus dados no site do Enem, desde que informem o número de inscrição ou CPF. Outra opção é a central de atendimento do exame, que funcionará das 8h às 24h, pelo telefone 0800 616161.

Este ano, foram registradas 715.067 pré-inscrições pela internet, 1233% mais que em 2005, quando 58 mil fizeram inscrição pela web. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), responsável pela aplicação da prova, deve divulgar apenas esta semana o número real de inscritos.

ENEM - É uma prova voluntária que busca checar o nível de conhecimento dos estudantes ao final do ensino médio e também avalia a qualidade das escolas. Pelo menos 490 instituições de ensino superior utilizam a pontuação do exame na composição da nota do vestibular, segundo informou o Inep.

Para saber como a pontuação é feita, o aluno deve calcular suas notas da seguinte forma: 0,8 N + 0,2 x 1,2 x ENEM. N é a nota obtida na primeira fase do vestibular. A pontuação do exame nacional escolhida será a maior nota obtida na parte de múltipla escolha feita pelo aluno nos anos de 2004 e 2005. Ou seja, se o estudante fizer 91 pontos no Enem e 82 na Unicamp, aplicando a fórmula, ((4 x 82) + (1 x 109,2)) / 5, ele terá nota 87,44. Em ambos os casos, a nota do exame só é usada quando ajuda o aluno, caso a pontuação baixe a nota, ela é descartada.

Quem pretende concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) é obrigado a fazer o Enem. O programa ofereceu mais de 90 mil bolsas de estudo em unidades particulares de ensino superior para o primeiro semestre deste ano.

<b>Internet popular já está em pleno funcionamento na câmara municipal.</b>

O presidente da câmara municipal de Lagoa Formosa, Geraldo Célio (Nelinho), no uso de suas atribuições, informa que a Internet Popular da câmara municipal, já está disponível para os usuários interessados. As inscrições, bem como a utilização da Internet, poderão ser feitas no horário entre 11h00min e 17h00min horas de segunda à sexta feira.

Para utilizar os serviços de INTERNET POPULAR da câmara municipal, basta à pessoa interessada se dirigir até à recepção da câmara, portando Carteira de Identidade. Os menores de 18 anos, devem levar autorização dos pais, e solicitar a sua inscrição. Utilize você também, mais este benefício.
Câmara Municipal de Lagoa Formosa – Mesa Diretora 2007/2008 – Diálogo, Trabalho e Seriedade em prol dos lagoenses.

A Câmara municipal de Lagoa Formosa, é a casa legitima do cidadão lagoense, nela estão os representantes do povo. Por isso, você cidadão é convidado para estar presente nesta casa de leis em todas as reuniões, que tem início sempre em seu horário regimental às 19h30min, com exceção das reuniões extraordinárias que poderão ser convocadas para horários diferentes. A próxima reunião ordinária será dia 12/06/2007.

Acompanhe também pela INTERNET no endereço www.camaralagoa.mg.gov.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara: Vilmar Gonçalves DRTMG-2.080/89