23/05/2007

Vereadores fazem última reunião do mês e oposição está revoltada com o prefeito.

Os vereadores que compõem o legislativo do município de Lagoa Formosa se reunirão na última terça feira (22/05), sob a presidência do vereador Geraldo Célio (Nelinho). Após as orações iniciais, o presidente deu início à reunião, indicando, por solicitação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para compor o Conselho de Fiscalização do FUNDEB como titular, o vereador João do Ibrahim e suplente Sgt. Adauto Braga.

Nesta reunião, estava sendo aguardado pelos vereadores à presença do prefeito municipal Edson Machado, que fora convocado oficialmente para prestar alguns esclarecimentos aos vereadores. No entanto, os mesmos ficaram frustrados, ao saber de última hora que o prefeito não compareceria à reunião, enviando um ofício justificando sua ausência e objetivando esclarecer os assuntos questionados pelos vereadores.

O presidente da câmara, Nelinho, se diz mais uma vez decepcionado com a atitude do prefeito e alertou para as decisões que a casa irá tomar de agora em diante. Segundo o presidente, já foram feitos vários requerimentos ao prefeito, solicitando o envio à câmara mensalmente da documentação de comprovação dos gastos da prefeitura conforme prevê a Lei Orgânica do município que diz em seu “Art. 67, Inciso XXIII”. É de competência do prefeito, enviar mensalmente à Câmara, os balancetes contábeis e orçamentários, juntamente com as cópias dos respectivos documentos que deram origem á operações (despesas) do mês anterior. Segundo o presidente fica difícil para o vereador cumprir a sua obrigação de fiscalizar, com a omissão por parte do prefeito da entrega da documentação em tempo hábil. Nelinho disse aos demais colegas vereadores, que interporá mandado de segurança contra o prefeito em relação à sua omissão em atender à câmara municipal nestas questões e outras pertinentes, e que a partir de agora, será feito judicialmente.

Nos itens do referido requerimento, os vereadores solicitaram explicação do prefeito, de como está sendo abastecido a frota veículos e máquinas da prefeitura, e ele respondeu que o combustível foi adquirido através de pregão, e que, o diesel está sendo pago a R$1,81, o álcool R$2,30 e ao gasolina comum R$2,59.

Outro item perguntado foi sobre a demora aquisição da Patrol junto BDMG aprovado pela câmara em 02/10/2006, e o prefeito informou que o processo está em andamento, ainda aguardando resposta do BDMG. O prefeito foi perguntado também, porque a delegacia de polícia não emite mais identidade em Lagoa Formosa, uma vez que dele ninguém precisava se deslocar para Patos; o prefeito respondeu que isso é uma obrigação do Estado de Minas Gerais, e que, portanto é quem devia prestar tal informação. O prefeito foi questionado ainda, sobre a retirada dos quebra-molas, qual o critério adotado, uma vez que nem todos foram retirados, e em sua resposta ele disse que foi para cumprir determinações do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo os vereadores, vários outros assuntos que precisam de esclarecimentos seriam discutidos com o chefe do executivo, mas infelizmente, ele não compareceu, preferiu mandar um “Ofício”.

No entanto, para os vereadores Sgt. Adauto, Gildeon e Deusinho, o ofício não os convenceu.

Também foi muito discutida pelos vereadores nesta reunião, a vergonha que está a iluminação do cemitério municipal, fato que vem ocorrendo desde 2005. Vários requerimentos já foram feitos ao prefeito no sentido de solucionar o problema, e, no entanto nada foi feito até o momento, com o velório e os enterros noturnos, sendo feitos à base de luz de velas e telefone celular, conforme disse Sgt. Adauto.

Mostrou sua indignação sobre o fato, o vereador Sgt Adauto, quando disse inclusive, que não adianta fazer requerimento, pois o prefeito não os atende mesmo, e o vereador Gildeon tem a mesma opinião e disse mais: “o prefeito está desrespeitando é o povo, pois quando pedimos algo para o prefeito, esse pedido é para o povo e não para o vereador, portanto, ele pode estar desrespeitando o seu próprio eleitor”.

O vereador João do Ibrahim, também se mostrou bastante preocupado e envergonhado com a situação, com que se encontra o cemitério municipal, e disse que parece ser preciso trocar toda a fiação que é fraca.
Como parecia ser o dia de desabafo, o vice – presidente da câmara, vereador João Deus (Deusinho), fez o seu, quando de um requerimento, que segundo ele, fez ao prefeito municipal há algumas semanas atrás. Neste requerimento ele pedia ajuda ao prefeito, para transporte de 17 estudantes de Lagoa Formosa que estudam Bambuí, sem conhecer a maioria deles.

Alguns dias depois veio a resposta dizendo que a prefeitura não podia fazer este transporte, no entanto, segundo o vereador, foi informado pelo presidente da câmara, que o pai um aluno disse foi informado na prefeitura o que pedido fora feito pela pessoa errada, se pede outra pessoa, o transporte seria feito, segundo o vereador isso o deixou muito indignado.

O vereador João do Zico – líder do prefeito – disse que o fato em relação à iluminação do cemitério está sendo analisado e foram trocadas algumas lâmpadas. O vereador disse ainda, que, conforme informação da administração é preciso fazer o serviço de troca de toda a fiação, no momento não será possível executar as melhorias, mas que já está sendo planejado para breve. João do Zico disse ainda, que a iluminação é nova e já está dando defeito, para ele o projeto foi mal executado. Em relação transporte, citado pelo vereador Deusinho, João do Zico disse que em conversa com o prefeito, parece já estar tudo acertado para transportar os alunos, ele só não dizer quantas vezes ou como ser feito.