10/11/2006

Senado Federal aprova Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. E leia também: Câmara Municipal de Lagoa Formosa adia reunião ordinária.

Conforme publicou ontem a Folha On-line.O Senado aprovou na noite de ontem, por unanimidade, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

A expectativa do governo é que a lei permita a criação ou formalização de 1 milhão de empresas e, com isso, a geração de 2 milhões a 3 milhões de empregos formais.

A lei começa a vigorar somente em 1º de julho de 2007, por conta de uma alteração feita pelo Senado. A Receita Federal e os estados alegaram que não haveria tempo suficiente para adaptação ao novo sistema de arrecadação, caso a data aprovada pelos deputados (janeiro de 2007) passasse também pelo Senado. Devido à mudança de datas, o texto terá que voltar à Câmara para votação.

Conhecida como Supersimples, a lei estabelece um regime tributário diferenciado para as micro e pequenas empresas que faturam até 2,4 milhões de reais por ano.
As alíquotas nesse sistema variam de acordo com o faturamento e vão de 4% a 11,61% no comércio. Há acréscimos para as indústrias (meio ponto percentual) e para as empresas do setor de serviços --50% a mais do que é cobrado do comércio.
Seis impostos e contribuições federais (IRPJ, PIS, COFINS, IPI, CSL e INSS), além do ICMS (Estados) e ISS (municípios) passam a ser unificados.

O texto também diminui a burocracia no processo de abertura das micro e pequenas empresas. Os documentos serão entregues em um único órgão que repassará os dados para os outros. O registro da empresa também será único e servirá para todas as esferas de governo. As micros e pequenas empresas passam a ter prioridade em compras governamentais de até 80 mil reais.