Câmara Municipal de Lagoa Formosa

Notícias

11/10/2006

COM 50%, LULA LARGA NA FRENTE NO SEGUNDO TURNO; ALCKMIN TEM 43%

Considerados somente os votos válidos (excluídos os brancos e nulos), pesquisa do instituto Datafolha aponta petista com 54% e tucano com 46%
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de voto contra 43% de Geraldo Alckmin (PSDB), segundo a primeira pesquisa do segundo turno da eleição presidencial, relizada pelo instituto Datafolha e divulgada na noite desta sexta pelo "Jornal Nacional", da TV Globo.

Considerados apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Lula tem 54% contra 46% de Alckmin. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 21340/06. No total, foram ouvidos 5.811 eleitores em 368 municípios entre os dias 5 e 6 de outubro.

De acordo com a pesquisa, a maioria (48%) dos votos destinados a Heloisa Helena, do PSOL, no primeiro turno (48%) vão para Alckmin. Lula ficou com 32%. Heloisa e o PSO decidiram não apoiar nenhum dos dois candidatos no segundo turno.
Entre aqueles que votaram em Cristovam Buarque (PDT), 39% disseram que votarão no candidato tucano e o mesmo percentual, em Lula.
Perfil do eleitor
Lula lidera com 59% das intenções de voto entre os eleitores com até dois salários mínimos. Alckmin tem 34% nessa faixa. No entanto, entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, Alckmin tem 69% contra 24% de Lula.

Na região Nordeste, o presidente-candidato tem 67% das intenções de voto contra 28% do tucano. No Sul do país, Alckmin aparece com 57% contra 33% de Lula.

Aprovação do governo
A aprovação do governo Lula como ótima ou boa oscilou de 47% em pesquisa realizada no dia 27 de setembro para 49%. O percentual de eleitores que considerava o governo como ruim ou péssimo se manteve em 17%.

Debate
Para 77% dos eleitores entrevistados, é importante que o debate entre os dois candidatos no segundo turno. No primeiro turno, o presidente Lula não participou de debates, porém já confirmou presença no debate do domingo na TV Bandeirantes e no do dia 27, na TV Globo.