10/10/2006

Primavera chuvosa em todo o Estado de Minas Gerais

Fonte: CEMIG
É hora de tirar o guarda chuva e as sombrinhas dos armários. A primavera, chamada de estação das flores teve início no dia 23 de setembro. E, para este ano, a previsão é de que a estação seja mais quente, mas com mais formação de temporais que a do ano passado. Segundo o meteorologista do MG Tempo - Cemig/Puc.Minas, Ruibran dos Reis, a Primavera será quente com pancadas de chuvas praticamente todas as tardes. Além disso, as frentes frias deverão ficar mais freqüentes a partir da segunda quinzena de novembro.

O período chuvoso em Minas Gerais começa neste mês de outubro e termina em abril. "Portanto, os meses mais chuvosos em Minas Gerais serão novembro, dezembro e janeiro".

Nas regiões Nordeste e Norte do Estado, o período chuvoso termina em meados de março. Entretanto, nas regiões do Triângulo Oeste e Sul, o período só termina em abril.

Previsão climática
O fenômeno El Niño, aquecimento da água do mar, acima da média histórica na costa do Peru e Equador, deverá atuar durante a próxima estação chuvosa. "É possível verificar que a temperatura da água do mar deverá ficar em torno de 1ºC acima da média", afirma Ruibran dos Reis.

O fenômeno El Niño deverá influenciar o tempo em Minas Gerais, causando elevação da temperatura do ar em todas as regiões do Estado. No Triângulo, a temperatura média da máxima deverá ficar entre 5 e 6ºC acima da média, podendo, em alguns dias, atingir valores acima de 37ºC. Na região Noroeste também haverá muito calor, e as temperaturas em alguns dias poderão atingir 39ºC. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as temperaturas deverão ficar entre 3 a 4ºC acima da média.

"O forte calor poderá favorecer a formação de temporais no Estado, chuvas acompanhadas de raios e até com granizo, principalmente, no final de setembro e no mês de outubro", ressalta Ruibran dos Reis. Os modelos de previsões climáticas mostram que há previsão de chuvas significativas nos meses de dezembro e janeiro. As chuvas neste próximo período chuvoso deverão ficar acima da média histórica (15 a 20%) nas regiões Noroeste, Norte, Centro e Leste. Já no Sul de Minas e no Triângulo, as chuvas deverão ficar dentro da média histórica.

"O período chuvoso deverá ser bom para os agricultores, pois as chuvas que deverão ocorrer no início da primavera facilitam o manejo do campo, e há previsão de chuvas significativas nos meses de novembro, dezembro e janeiro", finaliza Ruibran dos Reis.