30/08/2006

ALMG estimula seus servidores a abandonar o vívio do cigarro

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais está realizando uma campanha interna para ajudar os servidores que querem parar de fumar. Nesta terça-feira (29/8/06), quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, foi realizada uma palestra com o médico pneumologista Renato Gonçalves, no Teatro da ALMG. Além de alertar os participantes sobre os perigos do tabagismo, o médico explicou o funcionamento do programa de apoio que será oferecido aos servidores que queiram abandonar o vício.

O programa, que inclui acompanhamento médico e psicológico, é desenvolvido pela empresa que presta assistência complementar à saúde no Legislativo, a Unimed-BH, sem custo adicional para a Assembléia, e tem duração de 12 meses. A palestra motivacional faz parte da primeira fase da campanha, que também inclui uma consulta individual com o pneumologista. O médico avalia o grau de dependência do fumante e define qual o tipo de terapia mais indicada. A partir das consultas, serão montados grupos de 15 pessoas cada, que serão acompanhados por uma equipe de profissionais, entre médicos, psicólogos e terapeutas. Apenas na manhã desta terça-feira, 52 servidores marcaram suas consultas para iniciar o tratamento.

Fumaça pode ser considerada doença ocupacional.
Em sua palestra, o pneumologista Renato Gonçalves, que é médico da Santa Casa de Belo Horizonte, enfatizou os males causados pelo tabagismo, para quem fuma e para quem convive com a fumaça, em casa ou no ambiente de trabalho. Segundo ele, a fumaça já pode ser vista como "doença ocupacional", causa de inúmeros males. Ele citou o exemplo de garçons que trabalham em bares, vítimas de câncer de pulmão e problemas nas vias respiratórias, em número maior que o dos próprios fumantes.

Na opinião do médico, parar de fumar não pode ser um ato isolado na vida da pessoa. "A sensação de perda é muito grande. O fumante deve encarar esse momento como uma oportunidade de fazer um balanço e mudar seus hábitos e estilo de vida", afirmou. A mudança completa no estilo de vida, segundo ele, é que vai facilitar o abandono completo do vício. Ainda de acordo com o pneumologista, a dependência física da nicotina (substância responsável pelo vício) tende a desaparecer dentro de quatro semanas. A dependência psicológica, no entanto, pode durar bem mais que isso. Daí a necessidade de acompanhamento por uma equipe de profissionais que vão ajudar o ex-fumante a nunca mais voltar ao vício.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação da ALMG - 31 - 2108 7715