16/08/2006

Plano de mídia das inserções dos partidos e coligações já pode ser acessado no site do TSE

Tribunal Superior Eleitoral
Já está disponível, na página oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet - www.tse.gov.br/downloads/nucleos_tv_radio/plano%20de%20midia/plano_midia.html - o plano de mídia de distribuição das inserções dos partidos e coligações ao longo da programação das emissoras de rádio e televisão. O documento pode ser acessado pelo seguinte caminho: seção Eleições 2006, da página principal, bastando clicar no link específico Plano de Mídia.

O plano de mídia define como os 6 minutos diários de propaganda eleitoral gratuita por inserções dos candidatos a presidente serão veiculados. O documento disponível na internet contém cinco subitens: a) Distribuição das Inserções por partido/coligações; b) Escala horária de propaganda em rede (rádio); c) Escala horária de propaganda em rede (televisão); d) Ordem de veiculação; e) Distribuição de tempo - Rede (rádio e TV).

Na sessão de quinta-feira (10), o Plenário do TSE aprovou a Instrução 107, que dispõe sobre a utilização do horário eleitoral gratuito de propaganda eleitoral reservado aos candidatos - do dia 15 de agosto ao dia 28 de setembro - e define o plano de mídia das inserções. O ministro Gerardo Grossi relatou a Resolução.

Sorteio das inserções
Na divisão das 540 inserções a que têm direito os sete candidatos à presidência da República, como sobraram quatro inserções de 30 segundos, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, realizou um sorteio dessas sobras. Os beneficiados foram:

30 segundos para a coligação A Força do Povo;

30 segundos para a coligação Por um Brasil Decente;

30 segundos para a coligação Frente de Esquerda; e

30 segundos para o PDT.

As 536 inserções, portanto, foram distribuídas da seguinte forma, a serem veiculadas de 15 de agosto a 28 de setembro: A Força do Povo: 158; Por um Brasil Decente: 223; Frente de Esquerda: 25; PDT: 51; PSL: 27; PSDC: 27; PCO: 25.

A distribuição das inserções é a seguinte:

A Força do Povo - tempo total: 01’45