14/03/2024

Como prevenir a dengue? Veja os principais cuidados

: Diante do aumento dos casos, é importante saber como evitar a transmissão da doença

O Brasil está vivenciando um aumento dos casos de dengue. De julho de 2023 a janeiro deste ano, os registros de casos prováveis atingiram a marca de mais de 300 mil, representando um aumento de quase 40% em comparação com anos anteriores no mesmo período.

Diante desse cenário, é crucial conhecer e fortalecer as medidas preventivas contra esta doença, que pode se manifestar com sintomas como febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômitos, fadiga, manchas vermelhas na pele e, em situações mais graves, sangramentos e até mesmo óbito.

A estratégia-chave para evitar a dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, o vetor responsável pela disseminação do vírus. Para isso, é necessário eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Algumas práticas essenciais incluem:

• Cobrir reservatórios ou caixas d'água com tampas, telas ou capas;
• Evitar o acúmulo de água em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas;
• realizar limpeza regular das caixas d'água.

Além disso, a adoção de medidas de proteção individual é muito importante, especialmente em áreas de maior risco. Vestir camisas de mangas compridas, calças e utilizar telas mosqueteiras em portas e janelas são estratégias eficazes para resguardar as regiões do corpo mais expostas e evitar o contato com o mosquito transmissor.

Estamos todos juntos nessa missão contra a dengue – prevenção é a palavra de ordem!