15/06/2023

Junho Vermelho e a mobilização em prol da doação de sangue

Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares

Segundo o Hemominas, durante o inverno, as doações de sangue tendem a diminuir, enquanto a demanda por sangue nos hospitais muitas vezes aumenta. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda reforça ainda mais a necessidade de conscientização e mobilização da sociedade para que os estoques de sangue sejam mantidos em níveis adequados. É por isso que o mês de junho foi escolhido para celebrar a importância da doação de sangue.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, o que coloca o país dentro dos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o índice se mantenha entre 1% e 3%. Em 2022, 3,1 milhão de coletas de sangue foram contabilizadas no Brasil.

O Hemocentro da cidade de Patos de Minas desempenha um papel fundamental na coleta e distribuição de sangue no Alto Paranaíba. As doações recebidas mantêm os estoques de sangue necessários para atender às emergências médicas da região, como acidentes graves, complicações durante o parto, tratamentos de câncer, etc.

O Rotary Club de Lagoa Formosa abraçou a causa do junho vermelho. A entidade está organizando uma campanha de doações que está marcada para o próximo sábado (17) com saída de Lagoa Formosa às 6:30 com destino ao Hemocentro de Patos de Minas. Quem quiser participar basta procurar o Espaço Provida e realizar sua inscrição.

Cada doador pode salvar até quatro vidas com uma única doação.

Lembre-se de que a doação de sangue é um ato voluntário, que não oferece riscos à sua saúde e pode fazer toda a diferença na vida de outras pessoas.

Espaço Provida - Rua Juca Limírio, 367 - Centro, Lagoa Formosa. Telefone (34) 3824-2084
Hemocentro - Rua Major Gote, 1255 – Centro, Patos de Minas. Telefone: (34) 2106-2600

Jéssica Andrade MTB 21997
Assistente de Comunicação - Câmara Municipal de Lagoa Formosa