23/05/2023

Conscientização no Trânsito para Salvar Vidas

Campanha visa despertar a consciência da população para a adoção de comportamentos mais seguros

Maio é o mês em que o Brasil se veste de amarelo para chamar a atenção de todos para um problema que assola o país: os acidentes de trânsito. O movimento "Maio Amarelo" busca conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas de segurança no trânsito e alertar para os alarmantes números de acidentes que ocorrem diariamente nas vias brasileiras.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra uma média de 35 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trânsito. Isso representa uma verdadeira epidemia que ceifa vidas e deixa sequelas físicas e emocionais em muitas famílias. O impacto dessas tragédias é imenso e afeta toda a sociedade.

O “Maio Amarelo” é uma oportunidade para refletirmos sobre a responsabilidade que cada um de nós tem no trânsito. Motoristas, pedestres e ciclistas devem compreender que suas atitudes têm consequências e que é necessário adotar comportamentos seguros para evitar acidentes.

Para os motoristas, é fundamental respeitar as leis de trânsito, como os limites de velocidade, não utilizar o celular ao volante, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, e dar preferência aos pedestres. O uso do cinto de segurança e a correta utilização dos dispositivos de retenção infantil também são medidas que contribuem para a segurança no trânsito.

A atenção dos pedestres também é fundamental. É preciso atravessar as vias nas faixas de pedestres, respeitar os sinais de trânsito e evitar distrações, como o uso de celulares enquanto caminham.
Os ciclistas, por sua vez, devem utilizar equipamentos de segurança, como capacetes, refletores e sinalizadores, além de respeitar as leis de trânsito.

Cada vida salva é uma vitória, e todos nós temos a responsabilidade de promover um trânsito mais seguro e humano. Ao adotarmos uma postura responsável no trânsito, estamos protegendo a nossa vida e a vida dos outros.

Precisamos compreender que a segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva e que, juntos, podemos fazer a diferença.

Jéssica Andrade MTB 21997
Assistente de Comunicação - Câmara Municipal de Lagoa Formosa