20/03/2023

ENCCEJA 2023 já tem data marcada: exame acontecerá no dia 27 de agosto

Prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada

Imagem: Agência Brasil

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma importante ferramenta de avaliação para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Criado em 2002, é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em todo o país, e neste ano de 2023, a prova será realizada no dia 27 de agosto.

O ENCCEJA é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para fazer a prova, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos no dia da prova para quem cursa o ensino fundamental e 18 anos completos no ensino médio

A prova é composta por quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, os participantes também devem fazer uma redação. A prova tem duração de cinco horas para os candidatos que farão a certificação do ensino fundamental, e de quatro horas e meia para aqueles que farão a certificação do ensino médio.

As inscrições para o ENCCEJA 2023 poderão ser realizadas entre 22 de maio e 2 de junho, período em que os alunos também poderão solicitar atendimento especializado no dia da prova. A participação é voluntária e gratuita.

Jéssica Andrade MTB 21997
Assistente de Comunicação - Câmara Municipal de Lagoa Formosa